sábado, 31 de março de 2012

PERSONALIDADES ALCAIDENSES


JOAQUIM GIL PINHEIRO

                Joaquim Gil Pinheiro, conhecido pelo Pinheirinho, nasceu no Alcaide, em 1855, emigrou para o Brasil, em 1878, onde angariou notável fortuna, como apicultor e fabricante de velas. Morreu em 1926, em Coimbra, e os seus restos mortais encontram-se em jazigo, na cidade de São Paulo, no Brasil.
                A este alcaidense, se ficou a dever a exploração e canalização da água para abastecimento da população, bem como a construção, em 1914, dos chafarizes da Praça, que ostenta uma escultura com seu busto, e do Adro, assim como a construção do tanque dos burros, para os animais se dessedentarem. Tem o seu nome perpetuado na Praça, com um busto no chafariz.
                Publicou: Primícias, Poema dos Principais factos da História do Brasil até à sua Independência, 1900, São Paulo, Roteiro de Lisboa – Histórico, Hidrográfico, Corográfico, Arqueológico e Estatístico, 1905, São Paulo, Brasil, com minuciosas instruções ao viajante, que ainda hoje serve de guia, em Lisboa, Memórias de M’Boy, etnográficas, históricas e etimológicas, Os Dois Carecas, comédia em três actos de costumes portugueses, e Maricas, cena cómica em um acto em três quadros.
                Gil Pinheiro deslocava-se várias vezes ao Alcaide, onde construiu um engenho para fabrico de velas, conhecido como Lagar da Cera, destruído há três anos. O lagar ficou na toponímia alcaidense: a Rua do Lagar da Cera, que começa no lugar onde estava o engenho.


Joaquim Gil Pinheiro

Túmulo de Joaquim Gil Pinheiro, no cemitério de São Paulo, Brasil.

O Chafariz da Praça, com o busto de Joaquim Gil Pinheiro, na altura da inauguração.
O lagar da cera.
Vara da prensa do lagar da cera.
Parede lateral do lagar da cera, com pedras onde estava fixa a vara da prensa.



13 comentários:

  1. Bom dia,
    Acabo de ler o seu blogue. Fico contente de saber da existência dum lagar da cera mas surpreendido das informações de que ficou destruído. Eu som da Galiza e estou a realizar um estudo sobre a ceireiría tradicional. Na nossa terra também existem lagares da cera. Por Portugal conheço o lagar da cera de Felgueiras em Torre de Moncorvo.
    Escrevo para perguntar se sabem vocês doutros lagares pela sua zona e se existen restos do lagar da cera de Alcaide? Há eiras para “curar” a cera en Alcaide?
    Muito obrigado pelas suas atenções.
    O meu endereço-e é o seguinte: decopena@uvigo.es

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde,

    Sou brasileiro e vivo na cidade de Embu das Artes (Estado de São Paulo), lugar sobre o qual Joaquim Gil Pinheiro escreveu um belo livro datado de 1910 (segunda edição em 1912).

    Gostaria de obter mais informações sobre este admirável personagem, e se o Lagar de Cera ainda tem ruínas a preservar. Poderiamos pensar em um Museu em sua homenagem. Posso contribuir com as informações que estou coletando no Brasil.

    Atenciosamente,

    Márcio Amêndola de Oliveira
    Jornalista e Historiador
    fatoexpresso@gmail.com
    www.fatoexpresso.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Márcio de Oliveira.
      Sou parente directo de JGP, tenho no espólio documental da família bastante informação sobre Gil Pinheiro. Posso colaborar consigo e naturalmente com a cidade de Embu das artes. O meu email fica à sua disposição: santamaria1884@gmail.com
      Abraço - Fundão-Portugal

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Sr. Gil Teixeira Lino, em entrevista diz ser sobrinho do JGP no bairro da Liberdade SP - Brasil
      http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/-44965

      Excluir
    4. Boa noite, também pesquiso a história do comendador JGP, ainda existe o chalé dele aí em Embu?

      Excluir
  3. Boa tarde, sou natural desta freguesia. O lagar da cera efetivamente já não existe há alguns anos, não existem ruínas, uma vez que foi construída uma vivenda em seu lugar, e não tenho conhecimento de que se tivesse preservado algum material que estivesse no seu interior.

    ResponderExcluir
  4. Conheci algumas construções, casas, prédios feitos por JGP, na Cidade SP...

    ResponderExcluir
  5. Um prédio na Rua São Bento, Rua Galvão Bueno e uma vila de casas no bairro da Liberdade SP Brasil.

    ResponderExcluir
  6. http://www.museudapessoa.net/pt/conteudo/historia/-44965

    ResponderExcluir
  7. Sr, Albano Mendes, lhe mandei por e-mail algumas informsções, boa tarde.

    ResponderExcluir