domingo, 14 de abril de 2013

A ORDEM TERCEIRA SECULAR FRANCISCANA NO ALCAIDE



            As ordens terceiras seculares, definidas pelo Código de Direito Canónico de 1983, no Cânone 303, são associações cujos membros, com votos de pobreza, castidade obediência, participam do espírito de um instituto religioso, levam uma vida apostólica e temdem para a perfeição cristã.
            Foi São Francisco de Assis (1182-1226) que deu forma às ordens terceiras seculares, podendo os seus membros usar hábito especial ou apenas insígnias, como escapulários, medalhas ou cordões, e serem isentos do serviço militar e da satisfação de encargos públicos ou municipais.
            No Alcaide, existiu a Ordem Terceira Secular de São Francisco, do século XVII ao século XIX, cujos membros vestiam capas de burel, com sede na capela de São Francisco, que é um templo com características de igreja.
            A Ordem Terceira estabelecida no Alcaide tinha a seu cargo a realização da Procissão dos Terceiros, num domingo da Quaresma, até 1880, uma procissão de penitência com figuras vivas alusivas ao Antigo Testamento, com Adão e Eva e a respectiva serpente, feita de recortes de pano de várias cores, que ainda existia nos anos 50 de século XX; a Penitência, a Morte e o Rei David, entre outras figuras. Em andores, iam as imagens, que ainda estão na capela, de São Francisco, São Luís, São Domingos, São João Baptista e Nossa Senhora da Conceição, no Altar-mor, Santa Isabel, num altar à esquerda, Santa Clara e Santa Margarida de Cortona, estas vestidas de burel, num altar à direita.
            Até se extinguirem os membros da Ordem Terceira, na década de 20 do século passado, três irmãos terceiros, com capas de burel, Cruz alçada e lanternas, acompanhavam os funerais dos irmãos que iam falecendo.
            A Capela-mor da capela de São Francisco tem um típico retábulo fachada, de madeira com talhada dourada e policromada, do século XVII, estrutura maneirista de tipologia já rara.


Capela de São Francisco, que foi igreja da Ordem Terceira Secular de São Francisco.

Retábulo situada na Capela-mor da capela de São Francisco.


Altar da Rainha Santa Isabel restaurado.

          Altar de SantaClara e de Santa Catarina de Colona restaurado.

Inscrição acima da porta da fachada principal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário