domingo, 22 de janeiro de 2012

CORREIO, TELÉGRAFO E TELEFONE


Estação de Correio e Telégrafo

            O Alcaide, por influências do Conselheiro João Franco, teve telégrafo público desde os anos oitenta do século XIX, telégrafo que fora introduzido em Portugal em 1855. Em 1894, a aldeia tinha Estação de Correio e Telégrafo, instalado na loja de comércio de Augusto Leal Tavares, no rés-do-chão do edifício da actual Junta de Freguesia, com frente para o Largo da Praça.

Recibo de encomenda dos Correios e Telégrafos do Alcaide, de 1894.

            Depois, desde 1906 até 1938, teve Estação Telefono-Postal, na mesma casa comercial, passando, de 1938 até 1941, a Posto de Correios Telégrafos e Telefones, instalado numa dependência da casa comercial de Alberto Leal Mendes, na Rua Joaquim Correia.

Correio de Portugal e Posto de Telefone Público

            Em 26 de Agosto de 1941, abriu, no Alcaide, o Posto de Telefone Público, a funcionar no Posto de Correio de Portugal, numa dependência da casa de comércio de Alberto Leal Mendes, já referida, ficando a pertencer à rede do Fundão.
            Em 24 de Abril de 1947, o Alcaide passou a ter rede de telefone própria, servindo as povoações de Alcaide, Fatela, Fatela-Gare e Enxames, com 22 assinantes, sendo o encargo com a montagem da rede de 455.000$00.
            Até aos anos oitenta do século XX, o Posto de Correio tinha carteiro próprio que distribuía cartas e encomendas na povoação, nas quintas, em Fatela - Gare e na aldeia da Fatela, em dias de semana, todos os dias, e aos domingos na parte da manhã, mas apenas no Alcaide. Depois daquela data, o correio passou a sder distribuído por um funcionário dos Correios do Fundão.
            Até à data freferida atrás,uma mulher, paga para o efeito, transportava o saco do correio do Posto de Correio para a Estação dos Caminhos de Ferro, para o entregar na ambulância dos CTT do comboio-correio, pelas 7 horas da manhã e pelas 6 horas da tarde.
            Um rapaz ou uma mulher levavam os telegramas, do Posto de Correio para as quintas, para a Fatela e para Fatela-Gare, mediante um pequeno pagamento em escudos.
Em 1980, foi construído um edifício para o Posto de Correios, nas proximidades do Largo de São Francisco, dispondo de um funcionário, com abertura durante três horas por dia, e o Posto de Telefone Público passou a funcionar no Café Baptista, na Praça Joaquim Gil Pinheiro.

Actual edifício dos Correios do Alcaide.

Actual edifícios dos Correios do Alcaide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário