segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PERSONALIDADES ALCAIDENSES


FREDERICO CARLOS FERREIRA FRANCO E FREIRE

            Frederico Franco nasceu no Alcaide em 16 de Janeiro de 1829 e faleceu em Carnide, Lisboa, em 1909, no Palácio dos Condes de Carnide, cunhados do seu único filho, o Conselheiro João Franco, que se encontrava exilado em Biarritz (França), desde o regicídio, Fevereiro de 1908. João Franco foi autorizado a deslocar-se a Portugal para assistir ao funeral do pai.
            Frederico Franco era filho único do capitão João Ferreira Franco e Freire, natural do Alcaide, nascido em 1779 e falecido na mesma terra em 1858.  
Frederico Franco foi um grande proprietário do Alcaide, que contribuiu para a fundação de uma Casa Agrícola, a Casa Franco, com características de empresa agrícola, quer pelo grande número de trabalhadores a quem dava trabalho, quer pela quantidade de produtos que as suas terras produziam.
            Frederico Franco, agraciado com mercê de Moço Fidalgo da Casa Real, por alvará de 29 de Dezembro de 1862, foi um político local de grande influência, líder do Partido Regenerador, que se destacou pela sua acção em defesa dos interesses sociais e económicos do Concelho do Fundão. Foi Presidente do Município do Fundão, por duas vezes, de 1866 a 1870 e de 1878 a 1890.
            O Senhor Frederico Franco era um alcaidense muito respeitado pelo povo. Quando passava pelas ruas, todos o saudavam e se levantavam se estivessem sentados. Os entretenimentos e jogos paravam quando o Senhor Frederico passava.
             O sítio onde foi construída a Casa Franco era conhecido pelo Altinho do Senhor Frederico.


Quadro a óleo de Laura Schindler, cunhada de João Franco, pintado em 1889, com uma vista do Alcaide, onde se vê apenas a Casa Franco antiga, à direita, e a torre à esquerda.


Em segundo plano, a Casa Franco com os dois corpos; o primeiro, à direita, com janelas em ogiva, construído em 1858, e o segundo edificado em 1920.

Um comentário:

  1. Grande Homem, parabéns à vossa terra por ter uma família donde germinaram grandes personalidades da História de Portugal, das quais, um filho do senhor homenageado - João Franco - (um ministro do rei D. Carlos) que tudo fez em nome do desenvolvimento do país e tão mau compreendido foi nas páginas da história. O malfadado João Franco. O prof. José Hermano Saraiva tinha razão! Fez-se traição!!!
    Saudações de Viana do Castelo.

    ResponderExcluir