sábado, 14 de janeiro de 2012

PERSONALIDADES ALCAIDENSES

Dr. JOÃO AIRES DA COSTA FIGUEIRINHAS


       João Aires da Costa Figueirinhas nasceu no Alcaide em 1931 e faleceu em 2007, na Argentina, onde ia proferir conferências sobre Reumatologia. Está sepultado na campa da avó materna, no cemitério velho do Alcaide. Foi um dos mais importantes reumatologistas portugueses, reconhecido no país e no estrangeiro.
Licenciado pela Universidade de Coimbra, cedo começou a trabalhar no Instituto Português de Reumatologia, tendo sido directorclínico do mesmo Instituto na década de 90 do século XX. Teve um papel relevante na criação da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, onde ocupou todos os cargos directivos, desde secretário-geral adjunto até presidente de 1981 a 1983.
Foi director do Boletim Informativo de Sociedade Portuguesa de Reumatologia e da Acta Reumatológica Portuguesa. Foi o primeiro português a dedicar-se á Epidemiologia das doenças reumáticas. Desempenhou funções no Hospital Pulido Valente, onde criou uma Consulta de Reumatologia.
Foi, também, o Dr. João Figueirinhas quem iniciou o ensino de pré-graduação da Reumatologia, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Fez parte de direcção de vários Colégios da Especialidade de Reumatologia e da Ordem dos Médicos, de várias direcções da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e da presidência portuguesa do Colégio Ibero-Americano de Reumatologia tendo efectuado vários simpósios na América Central e na América do Sul.
Fundou e foi director, durante 10 anos, da revista Arquivos de Reumatologia e Doenças Osteo-articulares, tendo realizado, em Lisboa, várias Jornadas Internacionais de Reumatologia que trouxeram a Portugal destacados reumatologistas europeus.
            É autor do famoso Livro Negro da Reumatologia Portuguesa, onde João Figueirinhas zurzia contra tudo e contra todos os que pudessem perigar a Reumatologia em Portugal. Livro que foi editado em vários números do Boletim Informativo da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, entre 1972 e o reconhecimento da especialidade em 1977.
            O Dr. João Figueirinhas doou grande parte da sua vasta biblioteca, com obras de variados temas, à Junta de Freguesia de Alcaide, aldeia onde nasceu, viveu na sua meninice e aonde se deslocava em férias.

Dr. João Figueirinhas


A casa, na Paça, onde viveu o Dr. João Figueirinhas

A campa do Dr. João Figueirinhas, no cemitério velho do Alcaide.


Nenhum comentário:

Postar um comentário