domingo, 15 de janeiro de 2012

A BORBOLETA «PAPILIO MACHAON» NO ALCAIDE

No verão de 2010, foi vista, num quintal anexo a uma habitação, na Rua de Santo António, uma lagarta a alimentar-se num funcho (erva-doce). A lagarta e a crisálida foram observadas durante 21 dias e fotografadas, diariamente: na fase inicial, de 08 a 14 de Agosto, em crisálida, de 15 a 28 de Agosto,  e insecto adulto, 29 de Agosto. Quando o insecto adulto apareceu, surgiu uma bela borboleta designada por Papilio machaon, conforme literatura consultada, popularmente conhecida por Borboleta Cauda de Andorinha ou Rabo de Andorinha.

Papilio machaon (Swallowtail do Velho Mundo)

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Papilionidae
Género: Papilio
Espécie: P. machaon
Nome binomial: Papilio machaon

O epíteto machaon refere-se a Machaon ou Macaão, herói médico grego, que foi filho de Asclépio ou Esculápio, deus grego da Medicina, referido nas obras de Homero.
Esta borboleta aparece na Europa, na Ásia e na América do Norte, actualmente rara, sendo protegida por lei na Inglaterra.

Descrição:
É uma notável borboleta amarela com lista dorsal escura, asas amareladas subdivididas em pedaços de cor amarela, preta e cinzenta. As segundas asas, as traseiras, têm cinco ou seis círculos azuis e um círculo de cor vermelha e azul, chamados olhos, e um par de caudas salientes, semelhantes a andorinhas, em ambos os sexos, que lhe dão a designação. Tem uma envergadura de 8 a 10 cm.

Ciclo biológico:
A postura acontece no fim do Verão, com ovos separados, postos sob as folhas das plantas alimentadoras, as umbelíferas, especialmente e a erva-doce (funcho) e a cenoura.
A eclosão das lagartas efectua-se cerca de uma semana após a postura dos ovos. O desenvolvimento da lagarta, que tem actividade diurna, demora mais ou menos um mês.
Com o crescimento, a lagarta torna-se verde, com manchas pretas e laranja.
Para sua defesa, quando incomodada, lança, por “antenas alaranjadas”, projecções carnosas por trás da cabeça, um odor fétido que afasta os predadores.
As crisálidas, cuja fase dura três semanas, são cercadas por uma cintura de seda, que as segura aos caules da planta.
Estas borboletas voam de Março a Setembro, com um voo forte e rápido, fazendo uma pausa para pairarem sobre plantas em floração, para sugarem o néctar.

(http)://wikipedia.org/wiki/Papilio_machaon



A lagarta alimentando-se  com funcho.

A lagarta alimentando-se com funcho.

A lagarta alimentando-se com funcho.

A lagarta expele um odor fétido pelas "antenas", projecções carnosas, de cor  laranja, para afastar os predadores.

Início da transformação em crisálida. A lagarta fixa-se em caule seco da erva-doce para começar a fase de crisálida, envolve-se com uma cintura de fios de seda e prendendo-se ao caule.  

Início da fase de crisálida. No nó do caule, notam-se os fios de seda.
.
Fase final da transformação em crisálida, apoiada no caule e segura por fios de seda.

Crisálida no caule da erva-doce. Notam-se os fios de seda.

Face inferior da crisálida, segura no caule da erva-doce.

A borboleta, no final da metamorfose, saiu do invólucro da crisálida, que fora colocada num frasco.

Retirada a cobertura do frasco, a borboleta Cauda de andorinha (Papilio machaon) fez o primeiro voo para uma janela.

A borboleta Cauda de andorinha  (Papilio machaon) faz o segundo voo para o piso da sala.

A borboleta Cauda de Andorinha ( Papilio machaon) faz o terceiro voo para um cortinado. Depois, com a janela aberta, voou para a liberdade.

No fim, ficou o invólucro da crisálida.

Um comentário:

  1. Excelente. Queria fazer-lhe uma pergunta, se as crisálidas forem criadas dentro de casa, poderão eclodir fora de época, tipo Inverno?

    ResponderExcluir